Depoimentos

Maria Clara Lima

Para mim o processo foi um mergulho profundo em mim mesma. Embora eu tenha feito terapia individual por 10 anos, jamais havia chegado no nível de consciência que adquiri ao longo do processo. Quando iniciei, estava ansiosa, triste e confusa, mas no processo experimentei um amor curativo e uma gratidão imensa, que ainda não conhecia. A partir das experiências que vivi nesses três meses e meio, pude me libertar e sentir novamente alegria em viver.

Por meio desse trabalho descobri quem eu sou, com todas as minhas capacidades e dificuldades. O processo foi só o começo. Sigo praticando o que aprendi, aprendendo com minhas falhas e comemorando minhas vitórias.

Sou profundamente agradecida aos que me acompanharam, acolheram, encorajaram e foram fundamentais nessa jornada. Gostaria que todos pudessem experimentar essa transformação maravilhosa, por isso recomendo sempre que tenho a oportunidade. Realmente foi um divisor de águas na minha vida. Espero que Joana e Fausto possam seguir por muito tempo com esse lindo trabalho que transforma a vida de tantas pessoas e espalha amor por esse mundo.

Contato: mariaclaraceub@gmail.com

Georgia Costa

No último dia do Processo tive a exata noção de que uma velha vida ficou para trás. Não que eu não houvesse percebido as mudanças que me ocorriam a cada sessão, a cada encontro transformador, pois as travessias eram por demais contundentes para passarem desapercebidas dentro – e fora- de mim. Houve uma luta! O que fica é a sensação nova de saber-me capaz de guiar-me pela vida de forma verdadeira. Viver o Processo é partilhar da energia emanada por seres humanos comprometidos com o propósito digno da nossa transformação para o bem, para a autoconsciência – para a felicidade através do amor, em suma. Sabe o que é olhar para as pessoas podendo sentir verdadeiro amor por elas, tendo descoberto o amor por si mesmo?

Contato: costa.georgia@protonmail.com

Paola Coelho

Cheguei no processo com muitas dúvidas de quem eu era, do que gostava, do que era bom para mim… passei uma vida inteira, 30 anos para ser mais exata, vivendo uma vida que me mandaram viver. Posso em algum momento, ter tido insigts que me ajudaram a não jogar fora pessoas e situações que foram e são preciosas para a minha vida, mas de maneira geral, vivi a vida dos outros, a vida que agradava aos outros. A vida que queriam para mim.

Agora, depois do meu processo de autoconhecimento, começo a me sentir como sou e gosto muito do que vejo. Começo a perceber que a minha intuição me leva para os caminhos mais Sagrados do meu viver. Começo a sentir que a vida que levo é possível de ser vivida em harmonia e em felicidade. Começo parar de só querer as conquistas, sem saborear as vitórias. Estou aprendendo a saborear cada segundo da minha vida, com os sabores que ela me permite e ser feliz com isso ou, simplesmente, aceitar.

Estou aprendendo a me amar, a encontrar meus caminhos, sem perguntar o que as pessoas acham ou deixam de achar. Sem me submeter às energias abusivas que sugavam meu viver. Estou aprendendo a me colocar em primeiro lugar, esse é um caminho que estou aprendendo a trilhar.

Agradeço a cada passante, a cada aluno da formação que me acompanhou nessa minha trajetória e a cada colega de egrégora que me ajuda diariamente a me levar para o caminho da cura, da autocura.

Obrigada por ajudarem a me reerguer, Joana e Fausto. Com vocês aprendi que a solidariedade e a compaixão, são virtudes da alma. Hoje, me sinto podendo andar com minhas próprias pernas, mas sempre sabendo que tenho na equipe de terapeutas do galpão um lugar seguro e amigo onde posso me congregar.

Contato: paolaprocesso@gmail.com

José Rodrigues Cavalcanti Neto

“Ao fazer o processo percebi que uma série de questões da minha vida estavam imersas num matagal. Sentia limitações, mas achava natural só vislumbrar alguns poucos caminhos. O processo ajudou a clarificar e ampliar os horizontes. Após esse difícil, mas maravilhoso trabalho, percebi que posso pavimentar novos caminhos para a minha vida. E tenho as melhores ferramentas para escolher qual caminho quero pavimentar. Gratidão pelas pessoas que me auxiliaram na descoberta do meu verdadeiro eu.”

Contato: zeneto@zeneto.arq.br

Tatiana Bevilacqua

O processo é muito mais do que eu podia imaginar. É de fato, como várias pessoas relatam, um divisor de águas. Não há como sair dessa experiência da mesma maneira que se entrou.

Vejo que me equivoquei quando pensei que, ao entrar no processo, automaticamente encontraria respostas. E, embora eu muitas vezes ansiasse por essas respostas, a beleza foi justamente esta: saber-me a única capaz de dizer a verdade que existe em mim.

Nesse sentido, as respostas que encontrei não estavam prontas esperando por mim; foram descobertas e vieram sempre de dentro. As ferramentas que me foram ensinadas para aprender a ouvir a mim mesma são as coisas mais preciosas que tenho. Quando confio no meu próprio poder de decisão, quando sei que eu tenho a resposta que eu preciso, posso ir nessa direção. Confiar na resposta interna é poder caminhar, é escapar da paralisia do medo.

Esse trabalho retirou minhas vendas e me lembrou que só isso não bastava: era preciso que eu abrisse os olhos. E tirei para mim justamente o aprendizado de que o crescimento só vem pelo esforço próprio. Que a responsabilidade por minha vida é exclusivamente minha. Vi, senti e vivenciei o meu poder de escolha entre ser ou não feliz.

Findo o processo, vejo diversos desafios pela frente. Há coisas que resolvi, que já se transformaram, e outras que não. Mas a transformação fundamental, a expansão da autoconsciência, se deu. E a partir daí sinto que posso promover qualquer outra mudança; agora eu posso me observar com honestidade e reconhecer meus padrões. O reconhecimento é, sem dúvida, o primeiro passo para qualquer transformação.      

Eu poderia escrever para sempre sobre diversos aspectos, mas em suma: o processo é um trabalho honesto, respeitoso e extremamente amoroso. Exige muita coragem e disponibilidade. Mas também proporciona muito prazer e divertimento, num ambiente de absoluta confiança. Joana e Fausto são dois terapeutas incríveis! Muito amor por eles, pelos passantes e pelos amigos de caminhada. Durante todo o processo terapêutico eu senti muita gratidão por estar ali e quando penso no que vivi, sinto de novo. O processo me comove, me enche de amor e de vontade de dançar.

Contato: tatianabebeagua@gmail.com

Lilian Angelotti Meira

Joana e Fausto! O processo acabou e dia a dia percebo as mudanças para o positivo em minha vida. Sou grata por tudo que aconteceu e percebo que ainda vem muita coisa boa pela frente. Minha transformação deu-se em vários aspectos: Sinto-me bem, leve, feliz, conectada, pertencente. Conquistei qualidade de vida! Durante o curso, não tinha noção dos benefícios, houve momentos nos quais duvidada, achava que não estava fazendo direito o que era proposto.  Mas agora, abriu espaço no dia e na mente, começo a enxergar e a desfrutar. Estou mais consciente! Só para dar um exemplo da qualidade de vida: Hoje teve operação de madrugada no trabalho e aquilo que sempre fora tenso; foi leve tranquilo.  Antes eu dormia o dia inteiro depois de uma madrugada dessa; hoje, descansei duas horinhas e estou na academia animadíssima. Eternamente grata a Joana ao Fausto, aos alunos, aos passantes maravilhosos, ao processo e a vida!

Contato: liloti@gmail.com

Tarciane Ramos

“Senti uma necessidade inexplicável de fazer o processo em um determinado momento da minha vida e hoje sei o quanto foi bom para mim seguir minha intuição dessa forma. Foi o primeiro passo para um caminho de redescoberta e de reencontro comigo mesma, com a minha essência e com a minha verdade. Com a ajuda dos terapeutas pude alcançar um outro nível de consciência e por isso serei eternamente grata a eles. Joana e Fausto são profissionais maravilhosos. Mais do que isso, são seres verdadeiramente humanos e que fazem um trabalho de puro amor. Por isso confio neles de olhos fechados! Gratidão à vida e a essas duas pessoas lindas e cheias de luz, que me proporcionaram essa experiência única.”

Contato: tarcianeramos@gmail.com

Igor Trigo

O processo para mim foi uma experiência incrível e sem dúvida nenhuma um divisor de águas na minha vida, um oportunidade única de renascer para uma nova existência de muita consciência, verdade, amor e liberdade.

Através desse processo, o que parecia impossível se torna possível, o que parecia tão longe fica tão perto. Um verdadeiro alimento para o intelecto, para o físico e, principalmente, para a alma.

Serei eternamente grato aos terapeutas Joana e Fausto por esse trabalho tão maravilhoso e surpreendente; também aos passantes, que tanto nos ajudam e ensinam com a verdadeira irmandade que se criou em nosso grupo.

Sinceramente recomendo a todos.

Contato: igortrigo@gmail.com

Cosette Castro

Depois de dois AVCs transitórios e uma vida de workaholic, eu queria e precisava mudar. Já tinha reduzido a carga de trabalho, estava pintando aquarela, cantando em coral e havia voltado à terapia.  Mas ainda faltava algo, mais além das pequenas parcelas de verdade que eu liberava na terapia.

Uma amiga me indicou o Processo, uma terapia de grupo intensiva de 14 semanas.  Decidi entrar de cabeça quando ela me disse que sua  vida poderia  ser dividida em antes e depois do Processo. Isso era muito forte e deveria ser especial. E foi.  Durante 3 meses e meio intensos vieram à tona questões escondidas no mais fundo do meu eu.

Hoje me sinto em paz. Responsabilizar-me sobre mim mesma, sem jogar a culpa nos outros é realmente transformador. Mas não é fácil. Nessa jornada intensa e cheia de energia contei com a ajuda dos (novos) amigos que também fizeram o  Processo e com o Fausto e a Joana, terapeutas que,  firme e amorosamente, colaboraram para que eu aprendesse a observar, vivenciar e compreender a mim mesma e aos outros, reconhecendo sentimentos e emoções.  Como o nome diz, é um Processo e segue pela vida a fora.

Contato: cosettecastro2012@gmail.com

Carolina Starling

Fazer o processo foi como receber uma segunda chance, uma página em branco onde eu pudesse reescrever os caminhos, mudar a rota, fazer escolhas de verdade para minha vida. Hoje, depois de quase dois anos do trabalho concluído, percebo melhor os frutos, que muitas vezes não vêm de imediato, ainda me sinto em transformação. As mudanças foram concretas (deixei de ter crises de pânico) e também sutis, me sinto hoje uma pessoa mais leve, segura e consciente. Só tenho a agradecer por essa oportunidade à Joana e Fausto que além de terapeutas são amigos queridos por quem tenho amor, respeito e admiração. Espero que muitas outras pessoas também sejam beneficiadas por esse trabalho profundo e transformador.

Contato: carolstarling84@yahoo.com